Educação Cristã é um processo de educação e aprendizado sustentado pelo Espírito Santo e baseado nas Escrituras. Procura guiar indivíduos a todos os níveis de crescimento através de métodos do ensino em direção ao conhecimento e vivência do plano e propósito divinos mediante Cristo em todos os aspectos da vida. Também equipa as pessoas para o ministério efetivo com uma ênfase geral em Cristo como Mestre Educador por excelência e seus mandamentos de fazer e treinar discípulos.

(Werner Graendorf, citado por Pazmino in: Cuestiones Fundamentais de la educación Cristiana , Dadeland, Miami: Editorial Caribe. 1995. p. 96)

Prezados Estudantes.

Chegamos ao módulo "Homilética", uma das matérias mais práticas de nosso curso.

Neste módulo estudaremos técnicas para melhor expormos a Palavra de Deus. É dito que a pregação é um milagre duplo. O primeiro, é Deus usar um pecador redimido, um ser humano imperfeito e com muitos defeitos para transmitir sua perfeita e infalível Palavra. Trata-se de um ser perfeito usando um ser imperfeito como seu porta-voz. Tão somente um milagre seria capaz de tornar isso possível. O segundo, é o Senhor fazer com que os ouvintes aceitem o porta-voz imperfeito, escutem a mensagem por intermédio dele e, finalmente, sejam transformados por essa mensagem. Esse é o grande milagre da pregação.

As técnicas são essênciais para uma boa pregação. Embora todas as metodologias ajudem o pregador, não obstante, não fazem dele um pregador. Par ser um bom pregador é preciso ter a técnica e algo mais. Esse algo mais é o milagre do Espírito Santo. O mensageiro divino deve orar, meditar e se colocar inteiramente nas mãos de Deus para então anunciar todo o conselho divino.

Uma das primeiras ciências que os estudantes da Bíblia e pregadores devem conhecer é a hermenêutica, arte de interpretar textos.

A Bíblia Sagrada foi produzida por pessoas diferentes, em épocas remotas, países distantes entre si, em meio a povos e costumes variados e também utilizando uma linguagem simbólica. Para a correta compreensão do texto bíblico e sua utilização na elaboração de estudos e sermões faz-se necessário, portanto, o precioso auxílio que a hermenêutica é capaz de oferecer.
Espero que todos vocês tenham um bom aproveitamento deste módulo.

Bom estudo!

Neste módulo, História Eclesiástica I, você analisará e buscará respostas a perguntas intrigantes como estas:
  • Que grupos no período apostólico e pós-apostólico tentaram rivalizar com o cristianismo?
  • Por que alguns líderes cristãos foram chamados pais da Igreja?
  • Que foram as cruzadas e quais foram seus resultados?
  • De que maneira a Reforma Protestante ajudou a preparar o caminho para a revolução científica?
  • Que fatores explicam por que as missões modernas explodiram no século 18?

Estudar a história da Igreja é estudar a história da obra de Cristo! Só isso já seria um motivo suficientemente forte para que fosse um tema importante na vida de qualquer cristão. E aqui não se trata apenas de algo relacionado a história, mas a fé da Igreja, uma vez que nos primeiros séculos havia muito pouco de exegese e estudo. Porém talvez nunca o Espírito Santo tenha aparecido com tanta força quanto nos primeiros séculos do Cristianismo. É descobrir passo a passo como chegou o Cristianismo até nós, sem imprensa, sem televisão, sem internet, apenas com Jesus Cristo e o Espírito Santo.

Bons estudos!